
Mestra Germana com os brincantes na Festa de Reis/Foto: Eduardo Moura
Findou dezembro e o ano novo que chega com as brincadeiras dos grupos de reisado. Celebrado nesta quarta-feira (6) pela tradição católica, o Dia de Reis rememora a visita dos três reis magos, guiados pela estrela de Belém, ao menino Jesus que acabara de nascer. Limitações impostas pela pandemia exigiram que a festa migrasse para o ambiente virtual, na programação idealizada pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
Encerrando o Ciclo Natalino, a Festa Virtual de Reis reúne apresentações de reisado, mensagens e performances em vídeo de grupos, coletivos e mestres da cultura do Ceará com exibição hoje, a partir das 18h, no canal do YouTube da Secult Ceará, reforçando e visibilizando parte dessa identidade cultural tão forte na região Nordeste.
Pela primeira vez em 16 anos, o Grupo Garajal, um dos integrantes da programação, não vai sair às ruas de Maracanaú para brincar a festa. “Em tempos normais, desde domingo estaríamos nas ruas fazendo a tiragem, íamos todos ornamentados de casa em casa pedindo doações de alimentos que seriam rifados em um bingo”, conta a Mestra Germana Cavalcante.
Memória
O grupo abre o evento com a “Mensagem da Anunciação”, palavra de esperança e de renovação diante do que passou em 2020 e do que virá em 2021, e encerra com a apresentação “Entre Mestres: Reisado do Garajal – Guerreiros de Jorge”, um vídeo captado em novembro do ano passado pela convocatória Arte em Rede.
“Essa produção foi toda realizada dentro de casa e pensada como uma homenagem ao Mestre Mario Jorge Maninho, que faleceu em outubro de 2019”, relata Germana. No vídeo, o grupo revisita a última apresentação do Reisado do Garajal, apresentando o repasse de saberes de Maninho aos brincantes e guerreiros do grupo.
Transmissão
Perpetuar a tradição e manter viva a memória dos antepassados emociona quem faz o Reisado acontecer. “Nós esperamos o ano inteiro por essa data, é quando podemos estar muito tranquilos em cena, numa improvisação e numa relação direta com o público, é quando a comunidade abraça a gente. As pessoas se emocionam junto com a gente, nós temos essa responsabilidade com elas”, afirma a Mestra.

Festejos de Dia de Reis do Grupo Garajal antes da pandemia reunia moradores de Maracanaú/Foto: Eduardo Moura
Embora neste ano a festa seja online, Germana declara: “vai dar a esperança de dias novos e melhores. Tivemos que nos reinventar e entender esse processo de estar online. Pra gente, é novo e louco, você não tem as respostas imediatas das pessoas e não dá pra saber a sensação que o público tem. Mas pra gente é incrível ver como estamos firmes, fortes e que somos capazes de fazer online”.
Mesmo diante das incertezas de 2020, a Mestra conta que, em dezembro, iniciaram as capacitações gratuitas que realizam anualmente para a comunidade que deseja participar da brincadeira, mas de forma virtual.
“Todo ano ensinamos as danças, as músicas e o jogo de espadas. Tivemos uma formação online, não foi a mesma coisa ainda com a esperança de que fosse acontecer nossa festa. Acabamos por brincar dentro de casa, agregando nossos familiares, isso foi nos fortalecendo”, explica Germana.
Fundado em 2003 pelo Mestre Maninho, o grupo se tornou Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular promovendo cursos e montagens teatrais com aspectos circenses.
Reinvenção
Além das atividades do Grupo Garajal, a programação da Festa de Reis traz Poesias de Luz com a Mestra Zulene e Mestre Aldenir; exibição dos vídeos “Mestre João Bosco – Cantos da Tradição” e “Mestre Seu Neném – Dança Maneiro Pau e Reisado”, ambos projetos apoiados pelo Edital Cultura DendiCasa; e Ceará de Atitude, com Mestre Zé Pio.
Outra atração é a exibição do primeiro episódio da segunda temporada do programa Nós do Batente que apresenta Mestre Aldenir, famoso pela atuação no reisado. O projeto é uma websérie documental produzida pelo Porto Dragão que destaca os mais diversos aspectos da arte cearense, por meio de vivências e potências criativas.
A exposição “Galanthus” de Emrah Kartal, fotógrafo turco radicado no Ceará, integra ainda o ciclo festivo. Composta por 12 fotos, a mostra foi executada em 2019 e reúne imagens e postais de alguns dos Mestres de Reisados.
Crianças brincam na Festa do Reisado durante a programação da Mostra Ceará Natal de Luz de 2019/Foto: Felipe Abud
Visibilidade
De acordo com Cristina Holanda, coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult, um dos objetivos do evento é de promover os grupos, dando visibilidade a eles. “Queremos olhar esse novo ciclo que começa com muita esperança, de que teremos mais saúde, vacina, de que vamos poder voltar a nos encontrarmos e ainda realizar atividades que não puderam ser realizadas no ano passado no âmbito da Secretaria”, afirma.
Apesar de várias atividades já estarem liberadas para o funcionamento pelo decreto do Governo do Estado, a coordenadora explica que a decisão de realizar o evento online partiu por conta do aumento do número de casos de coronavírus..
“Pensamos em montar essa programação com as atividades que foram contempladas com os editais. Os proponentes apresentaram os produtos, que já foram divulgados, mas por que não reapresentá-los em outro contexto? Tentamos também descentralizar as atividades e mostrar grupos de diferentes municípios”.
Para Emannuel Bastos, um dos responsáveis pela montagem da programação, as atividades rememoram as ações dos grupos do ciclo natalino. “Todos os elementos do Reisado vão estar presentes a partir da reexibição de produções contempladas com os editais da Secretaria ao longo do ano e do material de acervo”, explica o antropólogo.
Serviço
Festa Virtual de Reis