
sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
Sarto e RC definem Comissão de Transição de governo; veja os nomes.
A comissão de transição começa a trabalhar a partir da próxima segunda-feira, 7.

O prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto, e o atual prefeito, Roberto Cláudio, definiram hoje a Comissão de Transição de Governo.
Ficaram definidos os nomes de Samuel Dias, secretário de Governo e presidente do Cogefor (Comitê de Gestão Fiscal); Marcelo Pinheiro, secretário chefe de Gabinete; Elcio Batista, vice-prefeito eleito; Ferrucio Feitosa, secretário da Regional II e coordenador de mobilização da campanha do prefeito eleito, além Renato Lima, secretário de Gestão Regional e coordenador de articulação da campanha de José Sarto.
A comissão de transição começa a trabalhar a partir da próxima segunda-feira, 7, em uma sala no próprio Paço Municipal, e contará com apoio técnico de um grupo de servidores indicados pela Prefeitura de Fortaleza.
O grupo de apoio técnico será formado pelo secretário executivo de Governo, Laudelio Bastos; pela coordenadora do Tesouro Municipal, Flávia Bruno; pela secretária executiva da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cristina Machado; pelo secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo; pelo secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia; pelo secretário executivo da Chefia de Gabinete e presidente do Comitê Gestor do Plano Diretor, Pedro Rocha; além de Francisco Carlos Bezerra, representando o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).
Também ficou definido que outros servidores do Município estarão à disposição e poderão participar das atividades de transição caso a Comissão ou o prefeito eleito apresentem outras demandas que acharem necessárias.
Postado por Silvana Frota às 09:37 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Sebrae reforça apoio aos próximos gestores para estimular empreendedorismo.
Legenda: Gestões futuras precisarão de planejamento para criar estratégias que auxiliem no desenvolvimento dos pequenos negócios.
Ainda em 2020, o apoio aos pequenos empreendedores envolve a atuação do Sebrae junto a gestores públicos (prefeitos e vereadores) dos 184 municípios. O objetivo principal é fortalecer o ambiente para o surgimento e a manutenção dos pequenos negócios, que respondem por grande parte dos empregos gerados e enfrentam o desafio da retomada.
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, ressalta que a instituição já vem estimulando e apoiando os gestores e legisladores em âmbito federal, estadual e municipal a desenvolver ações de apoio aos pequenos negócios. “Agora com os novos prefeitos não será diferente. Os escritórios regionais do Sebrae estão à disposição dos gestores que assumem em 2021 para apoiá-los no planejamento e na implementação de políticas públicas que possam criar um ambiente favorável para os pequenos negócios, pois são justamente estes pequenos negócios a razão de existir do Sebrae”, explica o gestor.
Joaquim Cartaxo ressalta ainda que, em 2021, os gestores públicos eleitos, assim como os novos vereadores e vereadoras do país, vão ter apoio do Sebrae para fortalecer o ambiente para os pequenos negócios nos municípios. “Em nova frente de atuação para inserir o empreendedorismo nas agendas municipais, o Sebrae vai lançar, no próximo mês, o Guia do Prefeito, onde apresenta as principais soluções para a transformação dos municípios sob nova gestão. A iniciativa conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP)”.
Entre outras iniciativas realizadas pelo Sebrae, Cartaxo cita ações como a articulação com prefeitos e vereadores para a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no âmbito municipal e a criação das salas do empreendedor, em parceria com prefeituras. Também foram defendidas pelo órgão ações de simplificação e desburocratização relacionadas aos processos de abertura de empresas nos municípios e assessoramento aos gestores municipais para a implantação de programas de compras governamentais voltados para os pequenos negócios. Além disso, ressalta o superintendente, o Sebrae desenvolveu programas de educação empreendedora para levar conteúdos e práticas relativos ao empreendedorismo para alunos do ensino fundamental, visando contribuir para o desenvolvimento da cultura empreendedora nos municípios cearenses.
Saldo de vagas
Entre os meses de julho e setembro, as micro e pequenas empresas geraram 443 mil postos de trabalho em todo o Brasil, de acordo com dados do Ministério da Economia.
Os pequenos negócios também foram os que mais demitiram no pior momento da pandemia. Entre março e junho de 2020, elas fecharam pouco mais de um milhão de postos de trabalho, contra aproximadamente 605 mil das médias e grandes (MGE). Apesar disso, esses empreendimentos também foram os que reagiram mais rapidamente à crise, recuperando cerca de 443 mil empregos nos meses de julho, agosto e setembro, enquanto as MGE criaram quase a metade dessas vagas (245 mil), no mesmo período. “É justamente por estes fatores que o apoio aos pequenos negócios se faz fundamental”, comenta Cartaxo.
Guia do candidato
Uma das iniciativas do Sebrae foi o lançamento do Guia do Candidato Empreendedor, no final de setembro de 2020. O trabalho foi o primeiro passo para aproximação do Sebrae com as novas lideranças políticas. “A partir de agora, inicia-se um novo movimento para atuar junto aos novos gestores públicos e integrantes das Câmaras Municipais. Juntos vamos enfrentar o desafio da retomada econômica, com o fortalecimento dos pequenos negócios, em meio à pandemia”, explica Cartaxo. Na estratégia de atuação do Sebrae com os novos gestores está prevista a realização de encontros, com a participação das unidades regionais e visita aos municípios durante os primeiros 100 dias de governo.
Dicas do Sebrae
Numa versão reduzida do documento, o Sebrae reuniu dez dicas para o candidato à gestão pública abordando o empreendedorismo e os benefícios para o desenvolvimento local. O material foi estruturado a partir de temas como emprego, mobilização de lideranças, desburocratização e simplificação, apoio ao empreendedor, compras públicas, empreendedorismo nas escolas, capacitação, fortalecimento da identidade do município, incentivo à cooperação e promoção à inovação e sustentabilidade fazendo um apanhado sobre as principais temáticas.
A versão completa do material conta os assuntos aprofundados em 100 propostas de ações que podem compor um plano de governo de desenvolvimento econômico municipal. A perspectiva do Sebrae é que a gestão pública trabalhe e colabore para que o ambiente de negócios seja favorável ao fomento e fortalecimento de empreendimentos no território, gerando mais oportunidades de emprego e renda e proporcionando mudanças significativas na realidade local.
“A ideia é, com esse trabalho meticuloso, fazer a diferença e optar pela inovação na gestão pública para os municípios. Nessa perspectiva, é necessário que todos os setores e níveis da administração municipal tenham conectividade para que possam oportunizar a geração de indicadores de desenvolvimento, favorecidos pelo fomento e valorização do empreendedorismo. A ideia da estratégia é construir um plano de desenvolvimento para as cidades do interior cearense de forma a ampliar o apoio aos pequenos negócios do município”, ressalta Joaquim Cartaxo.
O guia conta com 10 passos e 100 ações que podem ser compromissos da prefeitura para promover o desenvolvimento das suas cidades, a partir do aumento da geração de renda, do emprego e, principalmente, de novas oportunidades de negócios.
Dicas do Sebrae para os futuros gestores
Construir um plano de desenvolvimento municipal
Priorizar e implantar políticas de desenvolvimento voltadas para pequenos negócios
Promover a sustentabilidade pela participação dos pequenos negócios nas compras públicas
Facilitar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros
Expandir as políticas voltadas para o microempreendedor individual
Fortalecer os empreendedores da indústria
Aumentar a produtividade do setor de serviços
Impulsionar e promover os comerciantes do município
Incentivar os produtores rurais a agregar valor à produção
Estimular a cultura empreendedora e os mecanismos de transparência
Parceria
O superintendente do Sebrae ressalta que a instituição está à disposição de todos os municípios cujos prefeitos tenham interesse em ser parceiros do Sebrae no sentido de fortalecer as micro e pequenas empresas. “Ressalto aqui a parceria estratégica da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) com o Sebrae que visa aprofundar o processo de sensibilização dos gestores quanto à importância dos pequenos negócios para a economia municipal”, explica Cartaxo.
Ele destaca ainda que os pequenos negócios são fundamentais no desenvolvimento dos municípios brasileiros, pois respondem por mais de 90% das empresas formalizadas, por mais de 50% dos empregos com carteira assinada em qualquer uma de nossas cidades. “Consequentemente, contribuem fortemente para a dinamização da economia local, pois geram trabalho, emprego e renda para a população e receita pública necessária ao financiamento das ações relativas à saúde, educação, esporte, cultura e assistência social”, justifica.
Entrevista com Joaquim Cartaxo

Legenda: Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE
Foto: Joaquim Cartaxo
Cada município será apoiado em projetos para favorecer a economia local?
O Sebrae já desenvolve atividades orientadas para apoiar a criação e o desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios. Associa-se às mesmas as iniciativas dos prefeitos voltadas para a melhoria do ambiente de negócios. O papel do Sebrae, neste caso, é sensibilizar os gestores quanto valor das micro e pequenas empresas para o fortalecimento da economia local, igualmente apoiar com suporte técnico e articulação política-institucional as equipes das administrações municipais na implantação de políticas públicas dirigidas para o desenvolvimento sustentável dos municípios, em especial para o crescimento dos pequenos negócios.
Quais os principais desafios dos futuros gestores municipais em relação ao empreendedorismo e ao fortalecimento dos pequenos negócios?
Um dos desafios é desburocratizar e agilizar o processo de abertura e fechamento de empresas, pois isso facilita a vida do empreendedor e consequentemente ajuda no surgimento de novos negócios. Outro desafio, que pode se constituir como oportunidade para os municípios, é a criação de programas de compras governamentais que priorizem os pequenos negócios como fornecedores da prefeitura, pois isso acaba contribuindo para que o dinheiro das compras públicas ajude a gerar emprego e renda no próprio município, ajudando a dinamizar a economia local; um outro é constituir a governança orientada para os pequenos negócios, isto é criar um fórum de diálogo permanente que reúna as organizações locais interessadas em colaborar com o desenvolvimento municipal.
A obtenção de crédito está entre os principais desafios do pequeno empreendedor, como conseguir ampliar essa oferta?
A obtenção do crédito ainda é um desafio para as micro e pequenas empresas. Mesmo com uma oferta de crédito, muitos pequenos negócios ainda não conseguem ter acesso a estes recursos seja pela burocracia, seja pela falta de fiador ou de documentação necessária.
Visando contribuir para que esse desafio seja vencido, o Sebrae opera o programa de orientação ao crédito, justamente para nortear e capacitar os empreendedores para conseguirem acessar o crédito, analisando com o empreendedor quais as melhores opções para a empresa contrair o empréstimo e como usar os recursos corretamente.
O Ceará e suas diferentes regiões têm vocação para negócios como turismo, fruticultura, artesanato etc. Estimular essas vocações regionais pode ajudar a garantir a sustentabilidade desses pequenos negócios?
Com certeza, estimular o desenvolvimento das vocações locais é o primeiro grande passo para esta sustentabilidade. Por isso atuamos ajudando a identificar aptidões, habilidades, capacidades e apoiamos o desenvolvimento e o fortalecimento dos negócios que compõem tais sistemas produtivos, bem como os sistemas afins.
O desenvolvimento municipal criativo, inovador e sustentável requer dos gestores a sensibilidade de buscar conhecer e apoiar estas vocações locais em que as qualificações das pessoas são indispensáveis para otimização dos potenciais socioeconômicos e socioambientais do município, bem como aproveitar as oportunidades que vêm e vão.
Postado por Silvana Frota às 09:34 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
SÉRGIO AGUIAR COMUNICA A CAMILO E CID DESEJO DE CONCORRER Á PRESIDÊNCIA DO AL.
O Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, não está sozinho no desejo de concorrer ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa e, nesse momento, já encontra o primeiro adversário: o deputado estadual Sérgio Aguiar, do PDT, também quer o comando do Legislativo com a saída do atual presidente José Sarto (PDT), eleito prefeito de Fortaleza.
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia será realizada no início de fevereiro de 2021, mas, como Sarto renunciará ao mandato neste mês de dezembro para, no dia primeiro de janeiro de 2021, assumir a Prefeitura da Capital, é provável que a escolha do novo presidente do Legislativo Estadual seja antecipada.
Com o afastamento de Sarto, o Primeiro Vice-presidente Fernando Santana (PT), que, também, é um dos nomes para comandar a Mesa Diretora, responderá interinamente pelo cargo até à eleição que escolherá os dirigentes da Casa para o biênio 2021\2022.
O deputado estadual Sérgio Aguiar que, em 2016 se lançou candidato a presidente da Assembleia com o apoio do então presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Domingos Filho, disputou e perdeu a eleição para Zezinho Albuquerque. A eleição marcou o rompimento entre os irmãos Cid e Ciro Gomes e o então conselheiro do TCM, Domingos Filho.
Sergio entrou em rota de colisão com Cid e com o governador Camilo Santana, mas, poucos meses depois, reconheceu o erro e se reintegrou à base parlamentar de apoio ao Governo do Estado. Domingos, a exemplo de Sérgio, não ensaiou oposição e voltou ao grupo liderado por Cid e Camilo.
Passados cinco anos do conflito com Cid, Ciro e Camilo, Sérgio Aguiar não pensou muito para procurá-los e abriu diálogo para sentir o ambiente no Palácio da Abolição para dirigir, em 2021 e 2022, a Assembleia Legislativa. A primeira conversa foi com o senador Cid Gomes e com o governador Camilo Santana.
As articulações começaram e, pelos próximos dois meses, movimentarão os bastidores da Assembleia Legislativa.
Postado por Silvana Frota às 09:29 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Sarto manifesta orgulho por eleição para prefeito de Fortaleza e aponta desafios.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), expressou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (03/12), realizada de forma remota e presencial, a sua honra em ter sido eleito prefeito de Fortaleza. O parlamentar destacou que se trata de uma emoção muito grande, acompanhada de uma enorme responsabilidade.
“É uma responsabilidade enorme cuidar da quinta maior capital do País, que é uma cidade extremamente acolhedora, mas que conta com desigualdades históricas”, salientou o presidente. O parlamentar apontou as áreas da saúde, economia e educação como as que se apresentam como os maiores desafios neste primeiro momento.
“Nós temos desafios enormes e quero contar com a ajuda de todos que amam Fortaleza e que querem fazer essa cidade melhor. Vamos procurar corresponder a expectativa de todos que nos deram a honra e o privilégio de poder administrar essa cidade”, ressaltou Sarto.
Ele também agradeceu a todos que o apoiaram durante a campanha. “Gostaria de repartir essa alegria que sinto com todos os que nos ajudaram na construção desse sonho. Foram partidos e setores da sociedade civil que acreditaram na nossa proposta de união”, pontuou o presidente.
Da Agência de Notícias da AL
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Postado por Silvana Frota às 09:27 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Mercadinhos São Luiz inaugura loja na Avenida Júlio Ventura próxima terça-feira.
A nova loja contará com mix de aproximadamente 10 mil itens, com área do salão de vendas de 851 m²

O Mercadinhos São Luiz vai inaugurar sua 22ª loja no Ceará, localizada na Avenida Júlio Ventura, esquina com Avenida Barão de Studart.
A unidade começa a receber os clientes a partir desta data com todas as medidas preventivas que têm sido adotadas pela empresa.
A nova loja contará com mix de aproximadamente 10 mil itens, com área do salão de vendas de 851 m², e todas as seções já conhecidas dos clientes: costume saudável, rotisserie, padaria, adega, hortifruti, além de caixas de autoatendimento e estacionamento.
Como parte da expansão da marca, mais duas lojas devem ser inauguradas no primeiro semestre de 2021, em Juazeiro do Norte e Eusébio.
Postado por Silvana Frota às 09:26 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Programa Mulheres no Parlamento desta 60 anos do Lions Clube Fortaleza Iracema.

O programa dessa semana destaca os 60 anos do Lions Clube Fortaleza Iracema, presidido por Elia Farias. No Ceará existem 57 clubes de Lions dos quais ,19 liderados por mulheres. O programa foi dividido em 2 blocos, o primeiro mostra o trabalho assistencial realizado pelo Clube esse ano e o segundo bloco a solenidade festiva que contou com a posse de 4 novos membros: José Waldo Dilva, Alexandre Brasil, Luciano Leite e Silvana Frota.

Na ocasião a presidente Elia Farias fez um balanço das ações, distribuiu uma revista comemorativa , máscara e botom personalizado das Bodas de Diamante, com direito a bolo e muitos momentos de confraternização após vários meses sem reuniões devido a pandemia do coronavirus.

O governador do Distrito LA4 , Pedro Jorge Medeiros faz sua mensagem sobre a importância do trabalho do Lions que atua em favor de cinco causas globais : combate a fome, proteção ao meio ambiente, combate ao câncer infantil , combate a diabetes e cuidados com a visão.
Assista ao programa Mulheres no Parlamento pelo canal 31.1 -TV Assembleia ou canais por assinatura , toda quinta- feira às 20hs30mincom reprise no domingo, às 18 hs.
Postado por Silvana Frota às 09:24 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Eleição do novo presidente da Assembleia Legislativa deve acontecer até 15 de dezembro.

Em coletiva nesta quarta-feira, 02, o o presidente da Assembleia Legislativa e prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT) revelou que pretende continuar à frente da presidência da Casa até o final de dezembro.
Na oportunidade, Sarto comunicou que a eleição para da nova Mesa Diretora deve acontecer até o dia 15 de dezembro, ocasião que ele deve participar da escolha. " Nós vamos conversar com o PDT nos próximos dias, para ver qual a do partido em relação a nomes que possam compor uma eventual chapa, disse.