/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/e/C/bfaSgFQp6E2sm1mX3awQ/whatsapp-image-2020-03-20-at-07.03.54-1-.jpeg)
O Hemoce registrou uma queda de cerca de 30% no número de doações de sangue no Ceará — Foto: Isaac Macedo/SVM
Para se adaptar ao novo contexto, a instituição modificou a forma de atendimento e as doações agora podem ser agendadas virtualmente.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) registrou uma queda de cerca de 30% no número de doações de sangue, desde que os primeiros casos do novo coronavírus foram anunciados no Estado.
Devido ao avanço da Covid-19 no Ceará e à necessidade do isolamento social, a instituição passou a disponibilizar uma ferramenta online , a partir da qual o doador pode agendar o dia em que pode fazer a doação.
O usuário da plataforma, que passará por atualizações diárias, ainda pode selecionar o local que ficar mais perto de sua casa e, assim, evitar maiores deslocamentos.
O agendamento ficará disponível para doadores da capital cearense e de outros municípios no interior, como Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.
"Estamos aumentando os pontos de atendimento e entrando em contato com alguns parceiros para que a gente possa levar o Hemoce para mais perto das pessoas. Estamos aumentando o horário de atendimento da sede, nos hemocentros regionais e nos nossos postos de coleta para que as pessoas não venham todas juntas fazer doação de sangue", detalha a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos.
A medida tem como objetivo evitar aglomerações e, assim, reduzir o risco de transmissão da doença.
Segundo Luciana Carlos, o total de bolsas de sangue disponíveis hoje atende à demanda, pois a instituição tem um "controle rígido" do estoque.
Porém, se o número de doações continuar a cair ou estagnar, haverá problemas dentro de 10 a 15 dias.
"Não estamos com um estoque ruim, mas a gente precisa manter a coleta principalmente pensando nas plaquetas, que só podem ser usadas até cinco dias depois da coleta. Então, as plaquetas são os componentes que nos preocupam mais".
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/9/5/MFMZQ1Ss6XUuWB5yi7lA/whatsapp-image-2020-03-20-at-06.33.53.jpeg)
A sede do Hemoce e demais unidades vêm adotando medidas de prevenção desde a recepção até as salas de coleta de sangue. — Foto: Isaac Macedo/SVM
Jovens saudáveis
Além do site, o Hemoce disponibiliza o número de telefone 3101-3305 como canal para agendamentos.
Neste momento, a prioridade é que os jovens saudáveis realizem as doações e os idosos - público mais vulnerável ao contágio do coronavírus - permaneçam em suas casas, mantendo a quarentena.
Reforço na prevenção
Para evitar a proximidade entre os doadores e, consequentemente, um possível contágio do coronavírus, a sede do Hemoce e demais unidades vêm adotando medidas de prevenção desde a recepção até as salas de coleta de sangue.
Na entrada, o doador é recebido com assepsia das mãos. Além da higienização, cadeiras da sede foram marcadas de forma que o doador sente a uma distância maior que o comum do outro. São pelo menos duas cadeiras separando uma pessoa da outra.
Já na sala de coleta foi disponibilizado álcool em gel e o espaço entre uma cadeira e outra também foi ampliado. A limpeza dos equipamentos utilizados na unidade foi reforçada.
G1 Ce.